sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Nada como um pouco de Cultura: Curiosidades e outras coisas de Marília /SP



Curiosidades de Marília (Retirado do Site Oficial da Prefeitura de Marília/SP)

A Estação Rodoviária de Marília foi inaugurada em 1938, quando a cidade tinha apenas nove anos de emancipação, sendo a primeira Rodoviária do Brasil. Ela ficava na confluência das Ruas Espírito Santo (hoje Rua Armando Salles), Carlos Gomes e Avenida Mauá (hoje Rua Tancredo Neves).

Em 12 de abril foi fundado o Esporte Clube Comercial, que não teve o sucesso esperado junto aos torcedores. Então em julho de 1947, em uma Assembléia, o nome de Comercial foi mudado para MAC – Marília Atlético Clube, hoje integrante da primeira divisão do Futebol Paulista e da Segunda divisão da Confederação Brasileira de Futebol – a CBF.

27 marilienses se juntaram ao Exército Brasileiro durante a Grande Guerra na Itália partindo em 02 de julho de 1944, regressando todos em 16 de julho de 1945. Os marilienses mostraram bravura, mas um deles se destacou – Cabo Marcílio Luís Pinto, que recebeu a medalha “Silver Star”, por ato de bravura, concedida pelo Exército Americano, através do General Mark Clark. Os demais foram agraciados com medalha da Cruz de Combate de Segunda Classe.

O primeiro arranha-céu construído em nossa cidade foi o Edifício Ouro Verde, em 1951, e que foi totalmente comercializado em um único dia. Isso há 53 anos.

O primeiro Diretor da Santa Casa de Marília
foi o médico Carlos de Moraes Barros, neto do então Presidente da República Federativa do Brasil, Prudente de Moraes. Quem o contratou...Bento de Abreu Sampaio Vidal.

A Empresa de Transportes Aéreos TAM foi fundada em Marília, sendo que suas iniciais formavam a frase: TAXI AÉREO DE MARÍLIA; posteriormente passou a ser Transportes Aéreos Regionais e hoje é TRANSPORTES AÉREOS MERCOSUL.

O primeiro caixa eletrônico do Brasil foi instalado em Marília pelo Banco Bradesco.

A primeira fotografia em 360º foi tirada em Marília, com a câmera inventada pelo fotógrafo mariliense Sebastião Leme.

Um dos destaques do Livro dos Records é a Vó Nena, a pessoa mais velha a saltar de pára-quedas

Tetsuo Okamoto – 1ª medalha Olímpica em Natação - 1952


Alguns Pontos Turísticos

Igreja Tenrikio: A igreja possui instrumentos musicais raros como: Shamissen "Koto Kikio" e "Tsutsumi", além de vestiários típicos considerados de grande valor religioso. Foi instalada por Sumi Nozaki, uma imigrante de Kyoto.

Igreja Tenrikio em Marília

Igreja "Shinshu Hongaji": Possui um belíssimo altar folheado a ouro; veio do Japão.

Basílica de São Bento

Basílica de São Bento 180º

Igreja de Santo Antônio

Igreja de Sto Antonio em Marília

E nesse sábado só vai dar Leão!

Vamos Subir Leão!

Pesquise Preços no Buscapé:
Camisas - Chuteiras - Bolas - Outros Artigos de Futebol


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão, e qualquer outro comentário que deseja, sempre respeitando a tudo e a todos.