domingo, 17 de agosto de 2008

Dicas para Blogueiros - Aprenda a encontrar o que precisa no Google

Bom dia!

Para ajudar alguns amigos, já pesquisei muita coisa na internet sobre blogs. Contadores que registram os links de entrada no blog, monetização, templates, widgets, montagem de imagens etc. Mas tem uma dica que considero importante e que muitos devem conhecer, a de como usar o Google corretamente.

Deixo um pequeno tutorial para aqueles que se interessam por otimizar suas buscas no Google.

Um abraço para todos!


por Marcos Elias

Pesquisar na web pode parecer fácil, mas às vezes não é. Algumas dicas que ajudam… Aliás, que ajudam “no buscador dos buscadores”, o Google.

Estas dicas aqui servem também para diversos outros sistemas de pesquisa:

  • Digite palavras chave, e não uma pergunta. O mecanismo de busca se baseia em palavras que contenham nas páginas. Digite palavras que provavelmente existem no tópico desejado. Por exemplo, em vez de pesquisar por Como instalar o VMware?, pesquise por vmware somente, ou instalação vmware.
  • Para encontrar um nome ou termo exato na busca, digite a expressão desejada entre aspas. Por exemplo, pesquisar por “Explorando e Aprendendo” trará resultados que tenham estas palavras nesta ordem, exatamente desse jeito (mas não necessariamente distinguindo maiúsculas de minúsculas). Já pesquisar por Explorando e Aprendendo, sem aspas, irá trazer resultados que contenham qualquer uma destas palavras, como por exemplo trechos de frases: “…explorando o túnel, o corpo foi encontrado”, ou “Marcelo acabou aprendendo a lição”.
  • Se quiser palavras que estejam perto de outras, use a junção “near” (”perto”, em inglês). Por exemplo, Linux near Windows irá trazer resultados onde a palavra “Linux” esteja próxima da palavra “Windows”.
  • A conjunção “and” (”e”, em inglês) pode ser usada, mas normalmente não é necessária. Serve para quando você quer resultados que contenham as duas palavras ou expressões. Por exemplo, monitor and mouse trará resultados que tenham estas duas palavras. Note que você deve digitar sem aspas (exceto as expressões exatas que porventura queira), senão o buscador interpretaria o “and” como uma palavra da frase exata a ser pesquisada, e não como um termo modificador de pesquisa.
  • Assim como “and”, você pode usar “or” (”ou”, em inglês). Isso traz resultados que contenham uma ou a outra palavra, ou ambas, é claro.
  • É possível procurar por palavras mas sem outra perto, para filtrar ainda mais sua pesquisa. Uma vez pesquisei por “hospedagem gratuita”, e um dos resultados era sobre um hotel não sei onde, que estava fazendo uma promoção de férias, dando hospedagem gratuita por tantos dias! Hehehe. Para evitar resultados como este, poderia ser usado o modificador “not” (”não”, “negação” em inglês): “hospedagem gratuita” not hotel (se bem que isso poderia excluir dos resultados um provedor chamado “Hotel da web”, entre outros). Um outro exemplo, seria: amor not ódio, que retornariam resultados que contivessem a palavra “amor”, mas não “ódio”. Mais um exemplo: “dicas de Windows” not “Windows Vista”, para pesquisar dicas de Windows exceto do Vista.
Mais no Site Explorando e Aprendendo (Continuação desse Artigo)

Pesquise Preços no Buscapé:
Camisas - Chuteiras - Bolas - Outros Artigos de Futebol

Um comentário:

Deixe aqui sua opinião, sugestão, e qualquer outro comentário que deseja, sempre respeitando a tudo e a todos.