sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz 2012 !





2012 deverá ser o ano para nos recuperarmos no cenário do futebol brasileiro. O planejamento realizado desde 2 meses e meio atrás, conforme palavras do presidente do Avaí, apesar de modesto, é bem melhor definido do que no ano passado e que teve a invasão da cariocada no futebol da Ressacada, o resto da história todos já sabem, e que eles já não estão mais no clube.
O avaiano está receoso e desconfiado, mas jamais esquecerá do clube que tanto ama e com certeza em 2012 estará na Ressacada para apoiar o Leão, contudo que o preço do ingresso seja justo, e excetuando o setor A (não entendi o porquê de não ter tido o valor da mensalidade reduzida) creio que os valores para associados dos demais setores estão dentro de um patamar aceitável e compatível com a realidade.

Enfim, nós do Avainet desejamos a todos um Feliz 2012 repleto de paz e felicidade, com muita festa e alegria.

Raniere Torquato.
Juarez Ayres.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Se beber, não dirija!



Nestes momentos de festividades, como natal e virada de ano, infelizmente é comum ocorrer muitos acidentes de trânsito. Ao assistir o vídeo acima você verá cenas bem fortes, porém, com um conteúdo de plena conscientização. A trilha sonora é Everybody Hurts, um clássico da banda R.E.M. Não deixe de assistir. E se beber, procure não dirigir. Boas festas!!!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal a todos os Avaianos

Caro torcedor AVAIANO,
o blog Avaí Net, através de seus colaboradores Raniere Torquato e Juarez Ayres, embarca no embalo natalino que já se encontra atuante em nosso ambiente e vem desejar a todos os torcedores do nosso querido Avaí, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de conquistas e realizações. Que em 2012 nossas vidas caminhem sempre ao lado da felicidade, e que nossa paixão pelo Leão volte a ser vibrante e sorridente. São os nossos votos.

Boas Festas!!!

-Raniere Torquato-
-Juarez Ayres-

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

4 reforços apresentados na Ressacada





Ontem, dia 19/12/11, foram apresentados 4 jogadores que integram a lista de reforços para 2012, são eles, da esquerda para a direita:
Felipe Alves, atacante;
Mika, volante;
Diego Palhinha, meia e
Pirão, volante / lateral-esquerdo.

Excetuando Felipe Alves, que nunca vi jogar, os outros 3 jogadores são conhecidos e podem contribuir para o Avaí conseguir seus objetivos no próximo ano.
Sorte a todos vocês e com certeza, se mostrarem a vontade que tinham nos times anteriores, tem tudo para dar certo trajando o "Manto Sagrado Azul e Branco".

domingo, 18 de dezembro de 2011

Tremenda aula de futebol.





O time de futebol do Barcelona sagrou-se campeão FIFA de clubes goleando o bom time do Santos (o melhor do Brasil na atualidade) por 4 a 0. Foi uma tremenda aula de futebol, reconhecida pelo próprio rival derrotado. Não o futebol das pseudo-celebridades, nem o futebol de craques pipoqueiros criados pela mídia, craques de um jogo só, mas sim um futebol objetivo e bonito, onde todos tocam a bola, todos marcam e todos abrem espaços para recebê-la de volta e devolvê-la para o próximo companheiro até que a jogada chegue a sua conclusão. Ah mas a matada de chaleira do Xavi foi de craque, e foi sim, mas em seguida ele fez o passe para o companheiro, a chaleira foi um recurso para a jogada e não pose para a foto.
No Brasil o futebol foi deixado de lado pela maioria (jogadores e imprensa), para se dar ênfase a cortes de cabelo dos mais variados, a vida norturna de jogadores, as declarações de A que atingem B, as respostas de B para A, e uma série de bobagens que tiram completamente o foco do que realmente é o futebol bem jogado, o futebol objetivo, o futebol como o do Barcelona. Experimentem ver estes programas sensacionalistas de futebol em rede nacional.
Poucos treinadores conseguem dar aos seus comandados  um padrão de jogo bem definido, bem planejado e bem armado. Ah, mas o Barcelona tem super jogadores!!! Tem bons jogadores sim, que preferem deixar o companheiro na cara do gol do que fazer firulas para tentar fazer gol bonito. O Barcelona deu uma aula de futebol para o mundo, e principalmente para nós brasileiros. 
Mais uma coisa, nada mais que 14 do jogadores do Barça são da base, sendo que 9 deles jogaram hoje (apenas Daniel alves e Abidal não vieram da base). Será que ainda existe gente que não aprendeu que time com base forte sempre chegará ao lugares mais altos nas competições? 
Torço para que alguém na Ressacada tenha assistido a esta aula.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Contratações e dispensas no Avaí




Sobre algumas contratações e dispensas no Avaí:

Caçapa - Foi o melhor zagueiro do Avaí em 2011 (ficou fácil para ele), mas acho que não deveria ficar mesmo, precisamos de mais velocidade na zaga.
Junior Urso - Mesmo exemplo de caçapa, é um jogador que se destacou no meio de campo (estava fácil também) mas não é insubstituível, mas se o Coritiba tirava jogador do Avaí enquanto estava na série A, quem dirá agora.
Mika - O Avaí contratou um volante que já conhece o campeonato catarinense, mas não o vi jogar muito. Vem com o rótulo de "desmancha prazeres de barbie - MicaGol!!!", e isto já é bom sinal, veremos como se sairá com o manto sagrado azul.
Pirão - Volante e/ou lateral esquerdo contratado, é um jogador de muita raça que pode ajudar muito o Avaí. Já criticaram até o nome dele, mas com o nome de Pirão e jogando bem o "feijão com arroz", tem tudo para dar certo.
Cleyton - emprestado ao Brusque para a disputa do estadual, é um exemplo de que a categoria de base do Avaí não consegue dar bons frutos ao time de profissional, segundo avaliação do clube. Para que, então, formar jogador e emprestar??
Felipe Alves - uma aposta trazida do interior paulista. Não conheço o jogador e não posso falar sobre. Mas gostaria que algum dia, estas apostas viessem das categorias de base do Avaí.
Renato Santos - também conhece o campeonato catarinense, foi recentemente campeão da série C pelo JEC e pode contribuir bastante.
Ronaldo Capixaba - veio do JEC e assim como Renato Santos conhece o futebol catarinense. Vamos ver como se comportará com a camisa do Avaí e a cobrança da desconfiada torcida avaiana.
Diego Palhinha - Meia esquerda que chega para ser o articulador do Avaí. É outro que devemos esperar para ver como se sairá com o manto azul.
Jailton - zagueiro que vem do Marília, outra aposta.
Marcinho Guerreiro - vem com "status" de líder de grupo. Sou fâ do futebol dele, muita raça e muita pegada, e que tenha a liberdade para dar bronca em jogador sonolento e displicente.
Estrada - injustiçado até a última. Mas ele está certo de não ter acertado depois de tudo que aconteceu.
Mauro Ovelha - conhece muito o futebol catarinense, mas nada de série B. E é muito melhor do que o branco.
William - sem palavras. É ídolo na Ressacada mas está muito valorizado (um dos 6 artilheiros do brasilierão). Sentiremos saudades.
Está se desenhando um time competitivo e brigador, na mão de um "expert" em futebol catarinense, mas não  minimiza o sentimento de desconfiança da torcida. E o time fora de campo é fraquíssimo.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

As bobagens proferidas

No últimos dias tenho escutado algumas bobagens proferidas na mídia esportiva (aliás faz tempo que isto acontece) e não poderia deixar de expô-las e comentá-las:

"... o marketing da barbie está trabalhando para ser o terceiro time do sul do Brasil... contratar o Falcão seria um passo importantíssimo para alcançar tal objetivo..."
NE: Não conseguem nem ser o terceiro time de SC (Avaí, Criciúma e JEC tem estrela amarela), imagina do sul do Brasil. Querem ser o terceiro melhor, conquistem títulos, e pessoal do marketing, menas, bem menas. E passarão 2012 em Branco....

"... o Marquinhos Paraná tem muito mercado na série A, não seria bom para ele ir para a série B...", porém notou que estava puxando o jogador para um time mais chegado, mudou o discurso: " .... mas seria uma contratação espetacular para o Avaí...."
NE: Imagina o ciúme desta turma se o Marquinhos Paraná vier para o Avaí e jogar muito em 2012.

O ex-funcionário de um time continental ".... tentamos de tudo com o Lenny, mas o jogador não colaborou... Não tenho dúvidas de que é um jogador de seleção brasileira..." O jogador Lenny reclamou em entrevista (clique aqui) do trabalho ruim da parte física, médica e de fisioterapia do clube.
NE: Precisa muito mais do que fisioterapia para fazer este jogador ser, em algum dia, convocado para a seleção.

domingo, 11 de dezembro de 2011

O camisa 10 do Avaí, por Juarez Ayres





Quem você gostaria de ver com a camisa 10 no Avaí em 2012: O antigo ( ou eterno?) ídolo Marquinhos Santos, que praticamente foi enxotado da Ressacada no meio do ano ou Lincoln, que chegou na metade do brasileirão e, logo conquistou a torcida AVAIANA, virando mais um ídolo para a grande maioria. Indiscutivelmente são dois grandes "meias", coisa que ainda está faltando ao Leão para a próxima temporada. Lógico que temos plena consciência de que nem um dos dois estará por aqui no ano que virá, principalmente Lincoln, que vem a ser um jogador caro para a realidade atual que viverá o clube. Quanto ao Marquinhos, que passou a ser renegado e odiado por uma grande parte da torcida ( não no meu caso ), se algum dia ele voltar a vestir a camisa azurra será unicamente em virtude de sua paixão pelo time do sul da ilha. Os dois juntos então, claro que é querer sonhar demais. Logo, poderemos chegar a conclusão de que o regular Cléverson será o dono do manto sagrado número 10 no próximo estadual, haja visto, que o treinador Mauro Ovelha já o usava na mesma condição durante a conquista do título da Chapecoense em 2011. Concordo que Cléverson não está no patamar de um Marquinhos ou de um Lincoln, pelo menos até o que vimos dele por aqui , mas independente disto, é um dos jogadores que de forma unânime, a torcida pediu por sua permanência entre os que estiveram na desastrosa campanha do descenso. E não há dúvidas de que é um ótimo meia-atacante.
Evidente que um assunto como esse sobre quem será, ou quem não será o camisa 10, não tem tanta importância assim, até porque , na própria Seleção Brasileira também já não se vê muita ênfase quanto a lendária camisa, outrora vestida por nomes como Pelé, Rivelino e Zico. Porém, para nós torcedores, avaianos e apaixonados, que vimos craques como Adilson Heleno, Zenon e o próprio Marquinhos desfilando elegantemente por tantos gramados no estado e no país, não trata-se só de querer um camisa 10 como estes foram, mas sim manter uma história e uma tradição que faz parte do clube e do torcedor. É como se fosse uma segurança em ter aquela referência, é querer voltar a sentir aquele ídolo.
Zenon marcou história no Avaí. Adilson Heleno marcou história no Avaí. Marquinhos também marcou história no Avaí. Esses nomes servem muito e muito bem de exemplo para esse novos jogadores que a partir do próximo campeonato catarinense estarão vestindo o manto azul & branco. E isso, independente do número de camisa que vestirem, desde o goleiro aos atacantes. E quanto ao camisa 10, não sei dizer ao certo quem a vestirá, mas se de fato for o atacante Cléverson, que ele também honre esta tradição e aproveite para fazer história igual no Avaí. Acho que é uma grande oportunidade que ele terá.
E pra você torcedor, quem será o camisa 10 do Avaí em 2012?
Independente de quem será, o que eu espero é que esses novos jogadores lutem com garra e determinação, levando o Leão novamente ao seu devido lugar, que é o das grandes conquistas.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fins de semana sem o Avaí, por Juarez Ayres

Estamos entrando nas semanas de virada de ano, onde, até o início do campeonato catarinense/2012 não teremos futebol por aqui. Isso quer dizer que ficaremos sem jogos do Leão por esses dias no estádio da Ressacada e também em frente aos televisores de bares e residências, quando acontecem sempre aquelas reuniões na ótima companhia de amigos e de muita gelada. Diante das circunstâncias, e pelo que fez o Avaí em 2011, o torcedor se sentiu aliviado com o término desta temporada. Foi torturante.
O momento agora é aquele em que olhos e ouvidos ficam atentos aos bastidores da bola. É gente que chega, é gente que sai... alguns poderiam ficar, outros deveriam sair... há uns que pretendem ir embora e há os que não querem sair de jeito nenhum. Enfim, são novidades chegando e saindo.
Independente de quem estará aqui, o maior desejo nosso no momento é que aconteça um recomeço sério em 2012. O sonho da volta por cima está no coração de cada um, e já é perceptível aquela leve ansiedade pela expectativa do início do estadual.
Enquanto o time vai sendo remodelado, a bela Ressacada vai descansando. Ficará ali nas próximas semanas aguardando silenciosamente sem o Leão e sem o seu apaixonado torcedor. Porém, brilhando sempre com as intensas cores azul e branco, na esperança de que em 2012 o seu reencontro com os dois ( Avaí e torcida ) volte a ser forte e constante.
Por isso, mesmo sem a presença do Avaí, até lá vamos fazer bons finais de semana. Porque futebol agora, só a partir de 22 de janeiro, onde então voltaremos a nos encontrar com o Leão. E tenha certeza torcedor, assim como nós, ele também já está com saudades de sentir novamente aquele abraço e aquele calor ao seu redor.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Estrada, o injustiçado

Entrou e saiu técnico do Avaí e o colombiano ficou de fora de várias escalações. Dos raros jogos bons deste ano, por parte time do Avaí, destaco a partida que ele fez naquela virada de 3 a 1 contra o São Paulo, pela copa do Brasil. Lutou, deu carrinho, deu passes, enfim mostrou um bom futebol, porém a marcação com ele continuou, foi sacado do time, e o Avaí levou um sufoco até o final da partida, e Estrada foi sendo "escanteado" nos jogos seguintes pelos pseudo-treinadores que estiveram à frente do leão.
Imagino ele, a beira do gramado ou pelo camarote, ou até pela TV, ver aquela "perebada" no meio de campo, levando banho de bola de tudo que é time, e ter que ficar de fora.
Estrada entrou em alguns jogos faltando 10,15 minutos com o Avaí tomando de 2, 3 a zero e tentava do jeito que dava, mas não tem como avaliar um jogador nesta circunstância, pois queira ou não, no futebol, o resultado é o que mais importa, pois quando o time vence, é difícil achar defeito, mas pelo contrário....
Uma pena ele estar de partida, mas espero ver ele em outro time para avaliar melhor o jogador menos aproveitado do ano na Ressacada.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Te orgulha nação "casa feliz" (só ganha catarinense)


Vivem ridicularizando o título de campeão brasileiro da série C, mas nem isso eles conseguiram, precisaram de uma manobra, uma "janela" para ir para a série B.
O Joinville foi campeão no sábado, merecidamente, e se juntou aos outros 2 maiores clubes de SC que detêm títulos nacionais e agora terá estrela anexa ao escudo do clube.

Obrigado Sócrates, por Juarez Ayres

A gente começava a dar os primeiros chutes numa bola bem cedo, e logo que virava um moleque, já estava jogando as primeiras "peladinhas" bem alí na frente de casa mesmo, naquela estrada de barro, onde com os amigos de infância faziam duas traves pequenas com chinelos, ou então, juntavam dois tijolos para montar as balizas do goleiro. A molecada crescia, a paixão pelo futebol aumentava, e agora, venho a lembrar que foi lá pelos meus 10-11 anos de idade que aprendi a entender, discutir e apreciar o futebol. Assim como a maioria da rapaziada daquela época, éramos torcedores de algum time grande de Rio-São paulo-Porto Alegre, e no meu caso, torcia para um dos quatro cariocas. E paralelamente havia uma forte torcida pela Seleção Brasileira. Lembro-me muito bem que a primeira copa do mundo que acompanhei, já entendendo alguma coisa sobre o assunto, foi a de 1982 na Espanha. Ah, a copa de 82! A mais bela das copas gravadas em minha memória. Jamais esquecerei daquela nossa seleção, que mesmo não tendo conquistado aquele título, encantou o mundo com um time de jogadores geniais e um futebol de magia. E entre aqueles gênios da bola estava um cara, o qual era conhecido como Magrão ou o Dr. Sócrates, ou simplesmente Sócrates. Talvez eu não tive o privilégio de ter visto a geração de Pelé jogar, mas posso dizer que quando me vi no mundo do futebol, me encontrei com esta outra geração fantástica, por onde passaram nomes como Maradona, Zico, Falcão, Paolo Rossi, Careca, Roberto Dinamite, Júnior, Zenon, Platini, Romerito, entre outros, e o Dr. Sócrates. E naqueles meus 10-11 anos de idade, eu começava também a me encantar com o futebol artístico e elegante que o Magrão jogava. A partir disso, sempre tenho afirmado que Sócrates foi um dos melhores jogadores que já vi jogar. Sempre lembrarei daquela camisa canarinho número 8, daquele golaço contra a antiga União Soviética do goleiro Dasayev ( o primeiro do Brasil naquela copa ), dos toques de calcanhar e de lances poéticos com a bola nos pés. Não sou e nunca fui corinthiano, mas muitas vezes parei para ver jogos do time paulista só pra ver o Dr. jogar. Infelizmente no último final de semana, Sócrates se despediu dessa vida. Em seu lado público sempre mostrou ter sido um grande ser humano, grande intelectual, admirado e respeitado pelos amigos que o conheciam. E dentro do templo futebolístico, sem dúvidas foi um dos maiores craques que passaram pelos gramados. Obrigado Sócrates! Sua arte e talento foi um presente para quem o viu jogar, e serão lembrados eternamente. Com certeza você já deve estar vestindo a camisa número 8 de uma super seleção que há no andar de cima. Esteja sempre iluminado!

La Barca da Ressacada




A barca passa na Ressacada e leva a seguinte tripulação:

Goleiros: Fernando Silva, Felipe e Rafael Santos;
Zagueiros: Dirceu, Gian, Gustavo Bastos e Welton Felipe;
Laterais: Fernandinho e Romano;
Volante: Marcos Paulo;
Meias: Lincoln, Pedro Ken e Valber;
Atacantes: Caíque, Maurício Alves, Rafael Coelho, Robert e Thiago Maestri.

Desta lista lamento apenas pelo Marcos Paulo, que é um bom volante, do restante já vão tarde.

Vejo com bons olhos o retorno de Marcinho Guerreiro, e vem com total apoio da diretoria para liderar os jogadores em campo.

Dos que estão relacionados para a pré-temporada de acordo com Carlos Arini, veja aqui, consta o nome do William, porém há indícios de que o Palmeiras e Ponte Preta negociam com seu empresário e que a situação dele para 2012 ainda está indefinida. Então por que o nome dele consta na lista da pré-temporada?

Mauro Ovelha não era o técnico da minha preferência, acho que era para contratar o Renê Simões, entretanto vejo que o Ovelha fez bons trabalhos nas equipes em que passou e que pode fazer sucesso no Avaí, mas isso só o tempo dirá e torço muito para que o trabalho dele dê certo.

Aelson e Neilson serão apresentados hoje. Não os conheço, mas ambos tem a confiança do técnico.