domingo, 18 de dezembro de 2011

Tremenda aula de futebol.





O time de futebol do Barcelona sagrou-se campeão FIFA de clubes goleando o bom time do Santos (o melhor do Brasil na atualidade) por 4 a 0. Foi uma tremenda aula de futebol, reconhecida pelo próprio rival derrotado. Não o futebol das pseudo-celebridades, nem o futebol de craques pipoqueiros criados pela mídia, craques de um jogo só, mas sim um futebol objetivo e bonito, onde todos tocam a bola, todos marcam e todos abrem espaços para recebê-la de volta e devolvê-la para o próximo companheiro até que a jogada chegue a sua conclusão. Ah mas a matada de chaleira do Xavi foi de craque, e foi sim, mas em seguida ele fez o passe para o companheiro, a chaleira foi um recurso para a jogada e não pose para a foto.
No Brasil o futebol foi deixado de lado pela maioria (jogadores e imprensa), para se dar ênfase a cortes de cabelo dos mais variados, a vida norturna de jogadores, as declarações de A que atingem B, as respostas de B para A, e uma série de bobagens que tiram completamente o foco do que realmente é o futebol bem jogado, o futebol objetivo, o futebol como o do Barcelona. Experimentem ver estes programas sensacionalistas de futebol em rede nacional.
Poucos treinadores conseguem dar aos seus comandados  um padrão de jogo bem definido, bem planejado e bem armado. Ah, mas o Barcelona tem super jogadores!!! Tem bons jogadores sim, que preferem deixar o companheiro na cara do gol do que fazer firulas para tentar fazer gol bonito. O Barcelona deu uma aula de futebol para o mundo, e principalmente para nós brasileiros. 
Mais uma coisa, nada mais que 14 do jogadores do Barça são da base, sendo que 9 deles jogaram hoje (apenas Daniel alves e Abidal não vieram da base). Será que ainda existe gente que não aprendeu que time com base forte sempre chegará ao lugares mais altos nas competições? 
Torço para que alguém na Ressacada tenha assistido a esta aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão, e qualquer outro comentário que deseja, sempre respeitando a tudo e a todos.