quinta-feira, 12 de julho de 2012

O resultado de um planejamento.











A copa do Brasil foi decidida mais uma vez por clubes que vêm fazendo um trabalho de médio a longo prazo. Palmeiras e Coritiba mostram mais uma vez, como tantos outros, que o trabalho bem planejado e bem feito será convertido em títulos e boas campanhas. Basta analisar quanto tempo os seus técnicos estão a frente de seus clubes. Acho que o Coritiba tem um time mais organizado que o do Palmeiras, mas em jogo de decisão, muitas vezes, isto não prevalece. Tivemos como exemplo as eliminações de Barcelona e Real Madrid por times inferiores, sob o aspecto técnico, mas que na hora da decisão souberam aproveitar mais as chances que tiveram. Voltando ao Coritiba, o título foi perdido em Barueri, tantos foram os gols que o time coxa branca deixou de fazer, o mais fácil deles perdido por Junior Urso.
Marcos Assunção quase veio para o Avaí, mas acabou indo para o Grêmio Barueri e depois Palmeiras. Enquanto se der ouvidos para os pseudo-doutores de futebol barbie, que infestam a mídia esportiva da capital catarinense, jogadores como este e tantos outros que poderiam hoje vestir a camisa do Avaí, apenas não passam de especulação. Recomendo ler esta postagem do André Tarnowsky , clique aqui.
Parabéns ao Palmeiras pela conquista da Copa do Brasil 2012. Parabéns ao Coritiba e a sua torcida. Este é o futebol que queremos.
Mas qual a relação disto com o Avaí. Simples. No fim de 2007, onde quase caímos para a série C, o Avaí decidiu por um planejamento de médio a longo prazo. Já no ano seguinte, os resultados começaram a aparecer, enfim veio o acesso. Em 2009, veio o título estadual e quando éramos considerados incógnitas no brasileirão, fizemos a melhor campanha de um clube catarinense no campeonato Brasileiro de pontos corridos. O planejamento estava sendo seguido. Em 2010, com a conquista de bi-campeão catarinense, tínhamos tudo para ser melhor do que 2009, tanto que conseguimos chegar às quartas de final da copa sulamericana, e se não fosse um gol feito perdido pelo "desligado" Rudnei contra o Goiás, teríamos avançado para a semi-final. Mas o caminho do planejamento começou a ser desviado, por razões diversas, e as coisas começaram a dar errado, tanto que quase caímos. Moisés Cândido já tinha alertado, na sua despedida, que se cometessem parte dos erros de 2010, fatalmente cairíamos em 2011. E foi o que aconteceu, além de não termos sido campeões estaduais.
Planejamento foi feito para ser seguido. Os resultados de um planejamento de médio a longo prazo não são imediatos, às vezes até acontecem, pois precisam que as etapas sejam cumpridas conforme programado. Sair de um planejamento que está dando certo é dar tiro no pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão, e qualquer outro comentário que deseja, sempre respeitando a tudo e a todos.