sábado, 12 de julho de 2008

Tigre Espera Leão em Casa neste Sábado!


Pesquise Preços no Buscapé:
Camisas - Chuteiras - Bolas - Outros Artigos de Futebol

Michele Cardoso - michele.cardoso@rbsonline.com.br

Em um clássico do futebol catarinense, o Criciúma recebe o Avaí neste sábado, às 16h10min, no Heriberto Hülse, pela 11ª rodada da Série B. Mesmo que as fases dos dois times, representadas pelas posições na tabela da Série B, sejam opostas, em um clássico a tradição e o equilíbrio não dão margem aos favoritismos.

Acompanhe todos os lances da partida pelo Minuto a Minuto do clicRBS.

O Avaí, apesar de não vencer fora de casa o Criciúma desde 2001, está em uma fase muito melhor do que a do time do Sul do Estado. Isso porque a equipe avaiana ocupa a terceira posição na tabela, dentro do grupo de classificação à Série A, enquanto o Tigre está apenas na 16ª colocação, mas com a mesma pontuação do Fortaleza e do Gama, que estão na zona de rebaixamento. No retrospecto desta Segundona em casa, o Tigre perdeu duas partidas — contra o Bahia e o Paraná. A única derrota do Avaí foi fora de casa, diante do Bahia.

Ataque x Defesa

A campanha do Leão conta com 19 pontos conquistados em 10 partidas. Foram cinco vitórias, quatro empates e uma derrota. O Avaí anotou 19 gols, enquanto o Criciúma, que soma 10 pontos, com três vitórias, um empate e seis derrotas, anotou apenas sete tentos nesta Série B.

Os números da defesa, no entanto, são mais equilibrados. O Leão, do arqueiro Eduardo Martini, sofreu 10 gols, enquanto o Criciúma, de Zé Carlos, levou 14.

A influência do Estadual

Da base do Estadual, no qual o Avaí esbarrou duas vezes no vice-campeão Criciúma, o tricolor perdeu três dos seus principais jogadores: o lateral-esquerdo Uendel, que foi para o Fluminense, e os atacantes Jean Coral e Beto — o primeiro para o futebol português e o segundo para o Atlético-MG.

Os reforços no Sul do Estado só chegaram recentemente, como o meia Peter e o atacante Luís Mário, que devem estar no gramado neste sábado, além do centroavante Jardel, ex-Grêmio, que ainda não tem condições de estrear.

Enquanto isso, o Avaí, além de manter os principais jogadores do seu elenco, também contratou reforços como o zagueiro Ozéia e o atacante Abuda, que já estão entrosados com o grupo.

A mesma situação ocorre com o comando dos times. Silas chegou ao Avaí na sexta rodada do returno do Estadual e, desde então, sofreu apenas uma derrota, enquanto o Criciúma perdeu Leandro Machado, colocou Gelson da Silva e agora terá a estréia de Édson Gaúcho.

Apesar de todos os números, nem mesmo a matemática arrisca um favorito com larga vantagem em um clássico. Segundo o site Chance de Gol, o Avaí tem 39,8% de probabilidade de vitória, enquanto o Criciúma, 29,2%. Já a chance de empate é de 31%. Prova de que, na partida deste sábado, independente dos números, tudo pode acontecer.

Técnicos fazem mistério

O ponto em comum deste jogo é o mistério. Pelas duas partes, não houve nenhuma pista do esquema tático que entrará em campo, com dois ou três zagueiros. O que se sabe é que enquanto o Avaí tem qualidade nas bolas aéreas, o Tigre, com uma defesa alta, é um dificultador nestas oportunidades, aspectos que dão mais equilíbrio ao clássico. Por motivos como este, os treinadores preferiram analisar como o adversário deve entrar em campo antes de divulgar qualquer esquema que possa dar vantagem ao outro.

As informações são de que o Leão terá a volta de Marquinhos, no meio, e Ozéia, na zaga, após os dois terem cumprido suspensão contra o Juventude, na última terça-feira. Pelo lado do Criciúma, a zaga também está completa, com a volta dos zagueiros Wescley e Cláudio Luiz, além de Basílio no meio. A novidade no Tigre é a escalação do meia Marcelo Rosa, já que Luís André sofreu um entorse no tornozelo. No Avaí, o lateral-direito Michel fará sua estréia como titular.

Fonte: ClickRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão, e qualquer outro comentário que deseja, sempre respeitando a tudo e a todos.